
10 Anos de O Primeiro Vingador: 8 fatos por trás do Capitão América nos cinemas que você precisa saber!
5 min.
17/05/2021
Guilherme Salomão
Em 2021, Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) completa 10 anos de seu lançamento original nos cinemas. Primeiro longa do sentinela da liberdade no Universo Cinematográfico Marvel, não seria exagero afirmar que, além dele ter introduzido o herói no MCU, ele foi o grande responsável por apresentar e popularizar o personagem para o grande público em si, que a dez anos atrás não era assim tão familiarizado com a imagem do Capitão América.
Não só isso, hoje em dia, Capitão América: O Primeiro Vingador, que na época de seu lançamento foi o último filme parte do caminho preparatório para Os Vingadores, que veio a ser lançado no ano seguinte, ainda se sustenta como um bom filme. Daqueles que, como diria a expressão popular, "envelheceu bem".
Dito isso, hoje nós contamos para vocês alguns fatos curiosos por trás dessa adaptação do alter ego de Steve Rogers!
Versões anteriores do herói
Muitos não sabem, porém, Capitão América já havia sido alvo de três adaptações para as telas anteriores a aqui em questão. A primeira delas foi uma série de 1944, da Republic Pictures, onde o Capitão América tratava-se da figura de um promotor público chamado Grant Gardner. Depois disso, foram dois filmes contando (mais ou menos) a história do Steve Rogers que conhecemos: Capitão América, de 1979, e Capitão América: O Filme, de 1990. Ambos foram fracassos.

Escalando o Capitão América
Chris Evans era, desde o início, a primeira opção do Marvel Studios para o papel de Steve Rogers. Porém, como de início ele relutou em aceitar, alegando receio por conta de seu papel anterior como Tocha Humana nos filmes do Quarteto Fantástico, a Marvel chegou a cogitar nomes como John Krasinski e Alexander Skarsgård.
Os efeitos visuais
As cenas em que Steve aparece magro foram filmadas cerca de 4 vezes cada. Nelas, foram utilizadas diversas técnicas para criar a versão franzina de Chris Evans, como o uso de um dublê corporal e colocar os outros atores em cima de plataformas para Evans parecer mais baixo.

Elenco Coadjuvante de peso
Além de Evans, que tomou para si o papel do herói com muita competência, o elenco coadjuvante do filme foi também um grande destaque. Nele, estavam inclusos nomes como Sebastian Stan dando vida a Bucky Barnes, melhor amigo de Steve e que, mais tarde, se torna o Soldado Invernal, Hayley Atwell como Peggy Carter, o interesse amoroso do nosso herói, e Hugo Weaving como o vilão Caveira Vermelha. Além deles, também vale citar a presença do veterano Tommy Lee Jones e de Stanley Tucci.
Direção
O escolhido para assumir a direção de Capitão América: O Primeiro Vingador foi o experiente Joe Johnston. Na época, ele era famoso por seu trabalho com efeitos visuais e artes conceituais, onde inclusive desempenhou as funções em franquias de peso, como Star Wars e Indiana Jones. Na direção, ele havia trabalhado anteriormente em filmes como Querida, Encolhi as Crianças (1989), Rocketeer (1991), Jumanji (1995) e Jurassic Park III (2001).

Referências a Indiana Jones
Por conta do trabalho de Johnston em Indiana Jones, algumas referências à Os Caçadores da Arca Perdida, primeiro longa do famoso arqueólogo vivido por Harrison Ford, são feitas. Entre elas, a forma com que o Caveira Vermelha “morre”, muito semelhante à dos nazistas no filme de Steven Spielberg, e quando o vilão também afirma que “Hitler busca por bugigangas pelo deserto” (para quem assistiu os filmes de Indiana Jones, uma frase autoexplicativa) .
Um filme de época
Um dos pontos que mais chamam atenção no filme, e que mais renderam elogios da crítica em seu lançamento, é o seu primor técnico na reprodução/recriação de ambientes e do contexto da Segunda Guerra Mundial, época em que o longa se passa. Nesse aspecto, se destacam os excelentes trabalhos da direção de arte, dos figurinos e dos cenários, além dos efeitos visuais.

Participações barradas
Numa primeira versão do roteiro do filme, Magneto e Wolverine fariam participações especiais como soldados na Segunda Guerra Mundial. Porém, como na época os direitos dos personagens encontravam-se com a Fox, a Marvel teve de vetar a ideia.
Legado
Quinto filme de todo o MCU, Capitão América: O Primeiro Vingador fez um sucesso considerável em seu lançamento, arrecadando mais de 370 milhões de dólares mundialmente. O filme ganhou duas continuações: O Soldado Invernal, de 2014, e Guerra Civil, de 2016. O arco de Steve Rogers ainda ainda foi contado nos filmes dos Vingadores, se encerrando em Os Vingadores: Ultimato, de 2019. Atualmente, a Marvel explora o legado do personagem, como vimos em Falcão e o Soldado Invernal, série original do Disney Plus lançada em 2021, e num filme continuação do programa, onde Sam Wilson, o Falcão em si, interpretado pelo ator Anthony Mackie, assumirá o manto da Capitão América em definitivo.
Fique ligado no Maratonando POP e nos siga nas redes sociais!